sábado, 19 de dezembro de 2009

TRES PAISES AFRICANOS FORAM VISITADOS POR LIDERES GERAIS SUD

O Presidente Geral da Escola Dominical, Russel T. Osguthorp, acompanhado do Presidente Geral da Organização dos Rapazes, David L. Beck deslocaram-se a três países africanos, afim de ali ministrarem instrução e desenvolverem um melhor relacionamento com os líderes locais sud.

Estes dois irmãos voltaram para a sede de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias com um muito maior conhecimento desta dinâmica parte da Igreja em África, tendo visitado Moçambique, República Democrática do Congo e África do Sul.

A grande preocupação da Igreja neste continente não é propriamente o seu crescimento, embora este seja bastante grande, mas sim com a formação dos líderes locais para que estes possam assegurar o normal funcionamento das congregações locais.

Curiosamente um “problema” que o Líder Geral da Escola Dominical encontrou, foi o facto dos alunos da Escola Dominical se prepararem muito bem antes da aula e por isso mesmo trazerem bastantes perguntas o que leva o professor a ter de gerir muito bem o seu tempo para poder completar a aula a ser dada naquele domingo.

Posted by Picasa

sábado, 10 de outubro de 2009

LABORATÓRIO PORTUGUÊS DE BIOTECNOLOGIA VAI AJUDAR MOÇAMBIQUE NO COMBATE ÀS PRAGAS DO COQUEIRO E DO TOMATEIRO
Investigadores do Biocant - Centro de Inovação em Biotecnologia vão apoiar Moçambique no combate à “virose do tomate” e ao “amarelecimento do coqueiro”, duas pragas que atingem a agricultura daquele país.
Uma delegação de técnicos portugueses do BIOCANT – Centro de Inovação em Biotecnologia, instalado em Cantanhede – Portugal, deverá partir no início de Novembro para Moçambique, a fim de avaliar as condições técnicas existentes para pôr os dois projectos em prática.

A delegação tem como objetivo analisar as pragas que estão a afetar os tomateiros e coqueiros, pretendendo-se desenvolver um sistema de deteção de alguns microorganismos e concretamente vírus envolvidos em algumas doenças que aparecem naquelas plantas.

A detecção será feita através de “métodos moleculares, que poderão ser por DNA .

O amarelecimento letal do coqueiro é uma praga causada por um fitoplasma, com um período de incubação longo em que as árvores atingidas morrem entre três a seis meses após os primeiros sintomas. A virose do tomate é causada por uma mosca branca, que ataca a parte debaixo das folhas e suga a seiva, enfraquecendo as plantas.
O apoio do Biocant no combate às duas pragas foi discutido recentemente durante uma visita do ministro da Ciência e Tecnologia de Moçambique, Venâncio Massingue, ao Centro de Inovação em Biotecnologia, com quem o estado moçambicano mantém um acordo de cooperação técnica e científica.


Posted by Picasa

terça-feira, 6 de outubro de 2009

terça-feira, 29 de setembro de 2009


A FESTA DA SAUDE TEVE LUGAR NA BEIRA
Foi uma festa o que aconteceu no distrito da Beira, em Moçambique, quando uma importante actividade reuniu largas dezenas de membros pertencentes aos seis ramos locais, para serem instruídos por enfermeiras mórmons, acompanhadas de mais duas colegas do Hospital Central da Beira.
Os temas abordados foram os seguintes :
Nutriçao
Dieta Alimental
Hiv/Sida
Saude Oral
Os participantes dividiram-se em grupos e ocuparam quatro salas distintas, durante vinte minutos, após o que se revezavam.
No final do encontro todos os membros receberam um kit contendo :
Manual sobre Sida
Manual sobre como tratar a agua com o produto “certeza”
Manual sobre higiene Oral
Uma pasta de dentes
Uma escova de dentes
Um frasco de “Certeza”
Um sabonete
E mais um certificado de participação.
Posted by Picasa

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

TRINTA PAISES AFRICANOS, INCLUINDO MOÇAMBIQUE DOARAM MILHARES DE HORAS DE TRABALHO VOLUNTÁRIO
Este foi o terceiro ano consecutivo que os mórmons africanos desencadearam uma grande acção de trabalho voluntário no continente africano, abarcando trinta países onde a Igreja já se encontra implantada, desenvolvendo mais de 200 projetos de diversificados serviços de apoio às comunidades locais.
Os voluntários do Programa Mãos que Ajudam, envergando as suas t’shirts ou os coletes amarelos com o logo mundial desenvolveram acções de trabalho voluntário, normalmente de parceria com entidades locais.
Em Lagos na Nigéria, por exemplo, um dos serviços incluiu e limpeza e desinfecção de paredes de todo um hospital local, os membros de duas estacas (dioceses) bem como os missionários passaram todo o dia a efectuar esse trabalho.
Curiosamente em Moçambique, o Hospital Central da Beira viu também os voluntários de seis Ramos (comunidades mórmons locais) empenhados em tarefas de limpeza geral do seu pátio, bem como na pintura do tronco das árvores, com cal, mas, porque estavam no hospital depois do trabalho efectuado os membros ainda quiseram fazer mais alguma coisa de útil para com os seus concidadãos e antes de darem por concluída a acção ainda se deslocaram ao local das dações de sangue, tendo muitos dos irmãos sud doado para aquele hospital o seu próprio sangue.

Posted by Picasa

segunda-feira, 7 de setembro de 2009


MAIS UM MISSIONÁRIO SUD PORTUGUÊS JÁ ESTÁ EM MOÇAMBIQUE
Agora são dois os missionários mórmons que servem em Moçambique.
Com efeito, conjuntamente com Élder Esteves da Estaca de Oeiras já se encontra naquele país também o Élder Rodrigues que pertencente à Ala da Maia da Estaca Porto – Norte.
O Élder Rodrigues é o único membro sud que se encontra batizado na sua família e antes de partir para missão servia na Igreja como Presidente da Organização dos Rapazes da sua Unidade.

sábado, 5 de setembro de 2009

A IGREJA SUD CRESCE RÁPIDAMENTE EM ÁFRICA

O Ruanda e os Camarões são os mais recentes países dedicados para a pregação do evangelho restaurado, as cerimónias dedicatórias aconteceram no dia 21 de Agosto nos Camarões e no dia 27 no Ruanda, durante uma viagem por sete países africanos empreendida pelo Élder Jeffrey R. Holand, do Quórum dos Doze Apóstolos, que se fez acompanhar nesta deslocação pelo Presidente da Área Africa Sudeste, Élder Paul E. Koelliker.

No decurso desta sua viagem de 16 dias por África, Élder Holand ainda teve oportunidade para presidir ao nascimento de uma nova estaca (diocese) na Republica Democrática do Congo, trata-se da oitava estaca naquele país, onde a Igreja está em permanente crescimento.

Posted by Picasa

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O EX-MISSIONÁRIO LUCAS ROCHA FALA SOBRE A

Missão Moçambique Maputo

Agosto de 2007 – Agosto de 2009

Os meus sentimentos em relação à missão que servi durante dois anos em Moçambique.

O trabalho missionário em Moçambique não era como eu esperava. Estava à espera de algo como fazem aqui em Portugal.

Isto por não ter uma ideia real da Cultura Moçambicana que, claro, é muito diferente da nossa, logo a obra missionária vai ser diferente também.

A missão foi criada oficialmente em 2005, sendo por isso ainda muito nova no pais. A nossa maior responsabilidade é a de estabelecer a igreja.

Durante a minha missão tive o privilégio de estar a trabalhar sempre ao lados dos líderes locais. Pois a principal função que desempenhei foi treinar os líderes da igreja durante dois anos, o que foi uma experiência muito boa para mi.

Isto foi o que me fez crescer durante a missão. Trabalhar ao lado das pessoas mais velhas, pois para além de ter a oportunidade de ensinar e treinar constantemente estes líderes, tive o privilégio de aprender muitas coisas com eles.

Uma das melhores experiências foi no Ramo de T-3. Quando cheguei ao ramo foi desobrigada a Presidência e chamada uma nova, todos eles muito jovens. Juntos trabalhamos por o bem estar do ramo. Conseguindo assim desenvolver vários projectos que vieram a contribuir para o seu crescimento.

A igreja em Moçambique está a crescer bem. Ainda é muito nova em relação à liderança, por isso ainda muito dependente da missão (dos missionários).

O Povo Moçambicano é excepcional. Amei viver com eles, um povo muito humilde que nunca cruza os braços, apesar das dificuldades que enfrentam. Muito receptivos á palavra de Deus. O que faz deles um povo abençoado.

A igreja tem vários projectos neste momento de construção de capelas novas, neste momento apenas temos uma na Beira construida de raiz. Em breve será concluida mais uma na Beira, em Manga, e duas em Maputo, uma na Matola e outra no centro da cidade de Maputo.

As capelas existentes neste momento são instalações adaptadas ás circunstancias locais, sendo na maioria espaços alugados.

A minha compreensão por Deus cresceu muito, o amor que ele tem por cada um de nós , dando o seu filho amado Jesus Cristo para nos Salvar. Jesus é o Cristo o Salvador e Redentor do mundo. Ele sofreu por nós, para que o plano do Pai Celestial seja perfeito. Para que um dia possamos voltar a viver juntos.

Joseph Smith foi um profeta de Deus na restauração do evangelho nestes últimos dias. O Livro de Mórmon contêm a plenitude do evangelho. Testifico que temos um profeta vivo, vidente e revelador para nos guiar, Thomas S. Monson. Em nome de Jesus Cristo amém.

Posted by Picasa

terça-feira, 1 de setembro de 2009

NA CIDADE DA BEIRA ENCONTRA-SE EM CONSTRUÇÃO A SEGUNDA CAPELA MÓRMON

Encontra-se em avançado estado de construção, no Bairro da Manga, a segunda capela mórmon, feita de raiz, para servir a Cidade da Beira – Moçambique.

As novas instalações irão albergar os Ramos de Manga I e Manga II, cujos membros estão a reunir em instalações arrendadas e adaptadas ao culto.

A Cidade já dispõe de uma capela nova, localizada no Bairro das Palmeiras e em breve passará a dispor desta segunda Unidade.

A Igreja está a crescer muito rápidamente nesta parte do território moçambicano, havendo sessões batismais de 15 em 15 dias.

A Inauguração das novas instalações e sua dedicação ao Senhor está agendado para o próximo mês de Novembro.

Posted by Picasa

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

UM MISSIONÁRIO MÓRMON EM ACÇÃO
Élder Esteves é um missionário mórmon português, ele pertence à Estaca de Oeiras - Portugal e está atualmente a servir em Moçambique dedicando dois anos da sua vida ao serviço da Obra do Senhor .
Como é sabido os missionários mórmons, não auferem qualquer salário pelo seu trabalho, antes pelo contrário, eles ou a sua familia devem custear a sua missão, por vezes são ajudados pelos membros da sua Unidade, os quais, para o efeito fazem donativos para a Obra Missionária, de forma a que os jovens tenham o dinheiro suficiente para pagar a sua alimentação e alojamento.
Ele ajuda as populações locais e ensina a doutrina do evangelho restaurado, conforme divulgado por mais de 170 paises do mundo pelos mais de 50 000 jovens nissionários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Retiramos esta foto do seu album e partilhamos com todo o mundo porque a achamos particularmente feliz, não só a foto em si mas também os intervenientes.
A imagem faz-nos lembrar de um slogan muito usado pelos jovens sud que eles tanto gostam de exibir e que diz " SER MORMON É SER FELIZ "
Posted by Picasa

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

QUATRO MOÇAMBICANOS AJUDAM NA OBRA MISSIONÁRIA EM ANGOLA

A Missão Maputo – Moçambique é responsável também pelo desenvolvimento da Igreja em Angola.

Este ano a Missão enviou para aquele país de língua oficial portuguesa, quatro jovens missionários moçambicanos que na cidade de Luanda irão pregar o evangelho restaurado, conjuntamente com os membros das congregações locais que até agora faziam eles próprios este trabalho.

Com o envio destes missionários abre-se uma nova etapa na vida da Igreja em Angola, porquanto a Obra Missionária fica a funcionar de forma estruturada.

Posted by Picasa

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

CASAMENTOS SUD EM MOÇAMBIQUE

Os casamentos efectuados por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em todo o território moçambicano estão desde 20 de Março de 2008 reconhecidos oficialmente pelo Estado.

Gil Huo colaborador do GIA (Grupo Informativo Alaum) fez-nos chegar oportunamente uma cópia do primeiro Certificado de Casamento, documento oficial , de um matrimónio celebrado entre mórmons, em Moçambique, pelo que a foto do lado retrata um documento histórico.

Posted by Picasa

terça-feira, 25 de agosto de 2009

ELEFANTES FAZEM MUDAR LOCAL DA REFINARIA DE MAPUTO

A Oilmoz empresa moçambicana que se propõe fazer avançar com um projecto de construção de uma refinaria perto de Maputo no valor de oito mil milhões de dólares, decidiu procurar outro local para a instalação da refinaria, atendendo ao local onde estava previsto a sua edificação ficar demasiado perto de uma reserva de elefantes.

O projeto estava previsto para Matutuine a sul da cidade de Maputo, estando agora a ser avançado o nome de Marracuane, a cerca de 50 kms a norte da capital.

De salientar que Moçambique não possui qualquer refinaria desde que à 24 anos atrás foi encerrada a que dispunha no seu território.

A capacidade de produção deste investimento é de 350 000 barris por dia, mais de 20 vezes o consumo diário moçambicano, pelo que o investimento terá a sua viabilidade com a exportação para os países vizinhos, nomeadamente para a Africa do Sul, o país economicamente mais desenvolvido da região.

Os promotores da iniciativa apontam o final de 2009, princípio de 2010 para o início dos trabalhos, estando prevista a sua conclusão para 2014.

Posted by Picasa
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi reconhecida oficialmente pelo Estado Moçambicano, no ano de 1996 e os primeiros missionários chegaram a este país em 1999, vindos da Missão sedeada na
África do Sul
.

A CAPELA DAS PALMEIRAS FOI A PRIMEIRA A SER ERIGIDA DE RAIZ NA CIDADE DA BEIRA

Com o crescimento da Igreja em Moçambique torna-se necessário proceder à construção de instalações adequadas para a prática de culto e de actividades sociais.

Inicialmente a Igreja arrenda espaços que os adapta às necessidades locais, numa fase posterior adquire um terreno e levanta edificações apropriadas seguindo um padrão próprio para as capelas sud.

Na Beira existem vários locais de culto, funcionando em espaços arrendados e adaptados, porém o programa de construção de novas capelas já ali chegou e deu origem ao nascimento da construção da primeira capela feita de raíz naquelas paragens, trata-se da Capela das Palmeiras, uma importante edificação com diversas salas e salões próprios para o culto, para salas de aula, de convívio e também devidamente preparadas para servirem de apoio às populações locais em caso de acidente grave ou catástrofe.

Posted by Picasa

Dos arquivos do GIA (Grupo Informativo Alaum)

As noticias dos Santos dos Últimos Dias de Moçambique sempre nos têem vindo a chegar ao longo da existência dos nossos sites informativos, para que os nossos visitantes se possam familiarizar com alguns dos textos publicados, vamos transcrever para a JOIA DO ÍNDICO uma das primeiras que publicamos no www.alaum.net

ÁFRICA VAI ENTRAR EM ACÇÃO (2007-10-05) : É já no próximo dia 28 de Outubro deste ano de 2007 que os voluntários Mãos que Ajudam de toda a África canalizarão os seus esforços para a primeira acção MqA ao nível de todo o continente africano onde A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias já está implantada.Este é um programa de serviço e auxílio voluntário às populações onde as comunidades mórmones estão inseridas.De notar que os santos dos últimos dias de todo o mundo tem vindo a aderir com muito entusiasmo, desde a primeira hora de implementação deste inspirado programa, pelo que o mesmo tem sido um sucesso em todo o mundo com milhares de projectos realizados e milhões de horas de trabalho voluntário doado às comunidades locais.Em Moçambique, mais propriamente na cidade da Beira, coincidindo com a sua conferência de Distrito, a 27 e 28 de Outubro, cerca de 700 voluntários irão fazer uma acção de limpeza em várias praças daquela cidade e bem assim propõem-se desenvolver um trabalho de beneficiação de algumas estruturas no mercado, especialmente na zona de venda de peixe.Participarão nesta acção de grande envergadura não só os membros SUD mas também os seus líderes e neste caso concreto estarão os Presidentes do Distrito, da Missão e da Área, para que todos em conjunto possam deixar aquela bonita cidade africana muito mais agradável, dando assim o exemplo a todos os que quiserem aprender que “onde todos ajudam nada custa” .

Poderá ver aqui uma foto-reportagem de uma das acções MÃOS QUE AJUDAM, levadas a efeito na Cidade da Beira
http://www.alaum.net/foto_reportagens/MQA-Mocambique2007/index.html

Posted by Picasa

GRANDE POTENCIAL DE CRESCIMENTO

A presença de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Moçambique é recente.

Os primeiros registos remontam ao ano 2000 onde se encontravam mencionados 311 membros distribuídos por três ramos.

Os dados estatísticos da Igreja, referentes a 2008 apontam para a existência de 4 216 membros sob a liderança de uma Missão, dividida em dois distritos e com um conjunto de 15 ramos (congregações locais).

O crescimento da Igreja em Moçambique aponta para números na ordem dos 30% ao ano devido à grande aceitação da sua população à mensagem do evangelho restaurado difundida pela Igreja S.U.D.

Posted by Picasa

MOÇAMBIQUE

A JOIA DO INDICO

Com uma população calculada em cerca de 20 milhões de pessoas, Moçambique é um país localizado na costa oriental da Africa Austral, fazendo fronteira a norte com a Zâmbia, Tanzânia e Malawi a leste pelo canal de Moçambique e pelo Oceano Indico a sul e oeste pela Africa do Sul e a oeste pela Suasilândia e pelo Zimbabwé. No canal de Moçambique tem vários vizinhos como sejam; as Comores, Madagáscar, Mayote, Reunião, Bassas da Índia e Ilha Europa.

A capital e mais populosa cidade de Moçambique é Maputo, seguida da Beira e de Nampula.

Esta antiga província ultramarina portuguesa teve a sua independência em 25 de Junho de 1975. Faz parte da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) ; da Commonwealth; da Organização da Conferencia Islâmica e da ONU.

Moçambique é um país multiracial de esmagadora maioria negra sendo a sua composição étnica composta por 46,1% de Macuas, 53 % de Tsongos Malawis e Chonas e de 0,9 de outros, concentrando-se cerca de 30 % desta população nas cidades e a restante no campo, onde se dedicam maioritariamente à agricultura num país com um potencial de 45% para exploração agrícola, cerca de 80% dela é de subsistência, sendo a sua principal produção o algodão, a castanha de caju, a cana de açúcar, a copra (polpa do coco) e a mandioca.

Moçambique dispõe de excelentes potencialidades turísticas devido às suas belezas naturais, destacando-se as suas lindas praias e zonas de mergulho, numa costa de mais de dois mil quilómetros, bem como os seus parques e reservas naturais no interior do país.

Posted by Picasa