terça-feira, 25 de agosto de 2009

ELEFANTES FAZEM MUDAR LOCAL DA REFINARIA DE MAPUTO

A Oilmoz empresa moçambicana que se propõe fazer avançar com um projecto de construção de uma refinaria perto de Maputo no valor de oito mil milhões de dólares, decidiu procurar outro local para a instalação da refinaria, atendendo ao local onde estava previsto a sua edificação ficar demasiado perto de uma reserva de elefantes.

O projeto estava previsto para Matutuine a sul da cidade de Maputo, estando agora a ser avançado o nome de Marracuane, a cerca de 50 kms a norte da capital.

De salientar que Moçambique não possui qualquer refinaria desde que à 24 anos atrás foi encerrada a que dispunha no seu território.

A capacidade de produção deste investimento é de 350 000 barris por dia, mais de 20 vezes o consumo diário moçambicano, pelo que o investimento terá a sua viabilidade com a exportação para os países vizinhos, nomeadamente para a Africa do Sul, o país economicamente mais desenvolvido da região.

Os promotores da iniciativa apontam o final de 2009, princípio de 2010 para o início dos trabalhos, estando prevista a sua conclusão para 2014.

Posted by Picasa

Sem comentários:

Enviar um comentário