terça-feira, 25 de agosto de 2009

MOÇAMBIQUE

A JOIA DO INDICO

Com uma população calculada em cerca de 20 milhões de pessoas, Moçambique é um país localizado na costa oriental da Africa Austral, fazendo fronteira a norte com a Zâmbia, Tanzânia e Malawi a leste pelo canal de Moçambique e pelo Oceano Indico a sul e oeste pela Africa do Sul e a oeste pela Suasilândia e pelo Zimbabwé. No canal de Moçambique tem vários vizinhos como sejam; as Comores, Madagáscar, Mayote, Reunião, Bassas da Índia e Ilha Europa.

A capital e mais populosa cidade de Moçambique é Maputo, seguida da Beira e de Nampula.

Esta antiga província ultramarina portuguesa teve a sua independência em 25 de Junho de 1975. Faz parte da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) ; da Commonwealth; da Organização da Conferencia Islâmica e da ONU.

Moçambique é um país multiracial de esmagadora maioria negra sendo a sua composição étnica composta por 46,1% de Macuas, 53 % de Tsongos Malawis e Chonas e de 0,9 de outros, concentrando-se cerca de 30 % desta população nas cidades e a restante no campo, onde se dedicam maioritariamente à agricultura num país com um potencial de 45% para exploração agrícola, cerca de 80% dela é de subsistência, sendo a sua principal produção o algodão, a castanha de caju, a cana de açúcar, a copra (polpa do coco) e a mandioca.

Moçambique dispõe de excelentes potencialidades turísticas devido às suas belezas naturais, destacando-se as suas lindas praias e zonas de mergulho, numa costa de mais de dois mil quilómetros, bem como os seus parques e reservas naturais no interior do país.

Posted by Picasa

Sem comentários:

Enviar um comentário