terça-feira, 29 de setembro de 2009
A FESTA DA SAUDE TEVE LUGAR NA BEIRA
Foi uma festa o que aconteceu no distrito da Beira, em Moçambique, quando uma importante actividade reuniu largas dezenas de membros pertencentes aos seis ramos locais, para serem instruídos por enfermeiras mórmons, acompanhadas de mais duas colegas do Hospital Central da Beira.
Os temas abordados foram os seguintes :
Nutriçao
Dieta Alimental
Hiv/Sida
Saude Oral
Os participantes dividiram-se em grupos e ocuparam quatro salas distintas, durante vinte minutos, após o que se revezavam.
No final do encontro todos os membros receberam um kit contendo :
Manual sobre Sida
Manual sobre como tratar a agua com o produto “certeza”
Manual sobre higiene Oral
Uma pasta de dentes
Uma escova de dentes
Um frasco de “Certeza”
Um sabonete
E mais um certificado de participação.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
TRINTA PAISES AFRICANOS, INCLUINDO MOÇAMBIQUE DOARAM MILHARES DE HORAS DE TRABALHO VOLUNTÁRIO
Este foi o terceiro ano consecutivo que os mórmons africanos desencadearam uma grande acção de trabalho voluntário no continente africano, abarcando trinta países onde a Igreja já se encontra implantada, desenvolvendo mais de 200 projetos de diversificados serviços de apoio às comunidades locais.
Os voluntários do Programa Mãos que Ajudam, envergando as suas t’shirts ou os coletes amarelos com o logo mundial desenvolveram acções de trabalho voluntário, normalmente de parceria com entidades locais.
Em Lagos na Nigéria, por exemplo, um dos serviços incluiu e limpeza e desinfecção de paredes de todo um hospital local, os membros de duas estacas (dioceses) bem como os missionários passaram todo o dia a efectuar esse trabalho.
Curiosamente em Moçambique, o Hospital Central da Beira viu também os voluntários de seis Ramos (comunidades mórmons locais) empenhados em tarefas de limpeza geral do seu pátio, bem como na pintura do tronco das árvores, com cal, mas, porque estavam no hospital depois do trabalho efectuado os membros ainda quiseram fazer mais alguma coisa de útil para com os seus concidadãos e antes de darem por concluída a acção ainda se deslocaram ao local das dações de sangue, tendo muitos dos irmãos sud doado para aquele hospital o seu próprio sangue.
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
MAIS UM MISSIONÁRIO SUD PORTUGUÊS JÁ ESTÁ EM MOÇAMBIQUE
Agora são dois os missionários mórmons que servem em Moçambique.
Com efeito, conjuntamente com Élder Esteves da Estaca de Oeiras já se encontra naquele país também o Élder Rodrigues que pertencente à Ala da Maia da Estaca Porto – Norte.
O Élder Rodrigues é o único membro sud que se encontra batizado na sua família e antes de partir para missão servia na Igreja como Presidente da Organização dos Rapazes da sua Unidade.
sábado, 5 de setembro de 2009
A IGREJA SUD CRESCE RÁPIDAMENTE EM ÁFRICA
O Ruanda e os Camarões são os mais recentes países dedicados para a pregação do evangelho restaurado, as cerimónias dedicatórias aconteceram no dia 21 de Agosto nos Camarões e no dia 27 no Ruanda, durante uma viagem por sete países africanos empreendida pelo Élder Jeffrey R. Holand, do Quórum dos Doze Apóstolos, que se fez acompanhar nesta deslocação pelo Presidente da Área Africa Sudeste, Élder Paul E. Koelliker.
No decurso desta sua viagem de 16 dias por África, Élder Holand ainda teve oportunidade para presidir ao nascimento de uma nova estaca (diocese) na Republica Democrática do Congo, trata-se da oitava estaca naquele país, onde a Igreja está em permanente crescimento.
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
O EX-MISSIONÁRIO LUCAS ROCHA FALA SOBRE A
Missão Moçambique Maputo
Agosto de 2007 – Agosto de 2009
Os meus sentimentos em relação à missão que servi durante dois anos em Moçambique.
O trabalho missionário em Moçambique não era como eu esperava. Estava à espera de algo como fazem aqui em Portugal.
Isto por não ter uma ideia real da Cultura Moçambicana que, claro, é muito diferente da nossa, logo a obra missionária vai ser diferente também.
A missão foi criada oficialmente em 2005, sendo por isso ainda muito nova no pais. A nossa maior responsabilidade é a de estabelecer a igreja.
Durante a minha missão tive o privilégio de estar a trabalhar sempre ao lados dos líderes locais. Pois a principal função que desempenhei foi treinar os líderes da igreja durante dois anos, o que foi uma experiência muito boa para mi.
Isto foi o que me fez crescer durante a missão. Trabalhar ao lado das pessoas mais velhas, pois para além de ter a oportunidade de ensinar e treinar constantemente estes líderes, tive o privilégio de aprender muitas coisas com eles.
Uma das melhores experiências foi no Ramo de T-3. Quando cheguei ao ramo foi desobrigada a Presidência e chamada uma nova, todos eles muito jovens. Juntos trabalhamos por o bem estar do ramo. Conseguindo assim desenvolver vários projectos que vieram a contribuir para o seu crescimento.
A igreja em Moçambique está a crescer bem. Ainda é muito nova em relação à liderança, por isso ainda muito dependente da missão (dos missionários).
O Povo Moçambicano é excepcional. Amei viver com eles, um povo muito humilde que nunca cruza os braços, apesar das dificuldades que enfrentam. Muito receptivos á palavra de Deus. O que faz deles um povo abençoado.
A igreja tem vários projectos neste momento de construção de capelas novas, neste momento apenas temos uma na Beira construida de raiz. Em breve será concluida mais uma na Beira, em Manga, e duas em Maputo, uma na Matola e outra no centro da cidade de Maputo.
As capelas existentes neste momento são instalações adaptadas ás circunstancias locais, sendo na maioria espaços alugados.
A minha compreensão por Deus cresceu muito, o amor que ele tem por cada um de nós , dando o seu filho amado Jesus Cristo para nos Salvar. Jesus é o Cristo o Salvador e Redentor do mundo. Ele sofreu por nós, para que o plano do Pai Celestial seja perfeito. Para que um dia possamos voltar a viver juntos.
Joseph Smith foi um profeta de Deus na restauração do evangelho nestes últimos dias. O Livro de Mórmon contêm a plenitude do evangelho. Testifico que temos um profeta vivo, vidente e revelador para nos guiar, Thomas S. Monson. Em nome de Jesus Cristo amém.
terça-feira, 1 de setembro de 2009
NA CIDADE DA BEIRA ENCONTRA-SE EM CONSTRUÇÃO A SEGUNDA CAPELA MÓRMON
Encontra-se em avançado estado de construção, no Bairro da Manga, a segunda capela mórmon, feita de raiz, para servir a Cidade da Beira – Moçambique.
As novas instalações irão albergar os Ramos de Manga I e Manga II, cujos membros estão a reunir em instalações arrendadas e adaptadas ao culto.
A Cidade já dispõe de uma capela nova, localizada no Bairro das Palmeiras e em breve passará a dispor desta segunda Unidade.
A Igreja está a crescer muito rápidamente nesta parte do território moçambicano, havendo sessões batismais de 15 em 15 dias.
A Inauguração das novas instalações e sua dedicação ao Senhor está agendado para o próximo mês de Novembro.